Grupo Coimbra Acesso (com senha)  
 
Siga-nos
de Universidades Brasileiras
Sobre o Grupo Coimbra de
Universidades Brasileiras

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

X Assembleia Geral do GCUB, realizada na Università di Parma, na cidade de Parma, Itália, em 24 de outubro de 2016. Na foto, da esquerda para a direita: Reitor Paulo Márcio de Farias (UNIFAL); Reitora Miriam da Costa Oliveira (UFCSPA); Reitora Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN); Reitora Maria José de Sena (UFRPE), Reitor Marcelo de Aquino (UNISINOS); Reitora Cleuza Sobral Dias (FURG); Reitora Berenice Jordão (UEL); e Professora Doutora Rossana Valéria de Souza e Silva (Diretora Executiva do GCUB).

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 77 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF.

A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE).

Os programas e projetos do gcub são destinados a estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade estudantil também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.

Além desses programas, o GCUB promove Seinários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros; participa na organização de missões internacionais dirigidas a representantes das universidades associadas; promove cursos de formação de líderes em cooperação internacional universitária; além de receber delegações de Reitores e autoridades dos países com os quais mantém acordos de cooperação.

As atividades promovidas pelo GCUB estão alicerçadas nos princípios da responsabilidade social e ambiental, da promoção da paz, da defesa dos direitos humanos e da inclusão social.

Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.

A expansão das ações do GCUB e os frutos colhidos desde sua criação expressam a importante missão do Grupo e de seus parceiros na promoção de uma educação superior de qualidade e universal.


Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB - Universidade de Brasília - PMU - Pavilhão Multiuso 1,
Bloco C, Sala CT 04/1, Asa Norte, Caixa Postal 2393 Cep: 70 842-970 - Brasília/DF – Brasil
Telefone: + 55 (61) 3321 2330
2017 © Copyright by L.S.F. Olavo