Grupo Coimbra Acesso (com senha)  
 
Siga-nos
de Universidades Brasileiras
Missões Internacionais
Título Início Término
Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) 11/27/2015 12:00:00 AM 12/6/2015 12:00:00 AM
Clique para apresentar os detalhes

Washington, Estados Unidos da América

27 de novembro a 6 de dezembro de 2015.

 

No dia 30 de novembro, pela manhã, a Diretora Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), Professora Rossana Valéria de Souza e Silva, reuniu-se com o Embaixador José Luiz Machado e Costa e o Secretário Erwin Epiphanio, na Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) para apresentar o Programa PAEC-OEA/GCUB. O Programa de Pós-graduação, que inclui Mestrados e Doutorados, está na 5ª Edição e contou com mais de 6000 candidatos e 737 bolsas oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao GCUB.

 

No mesmo dia, à tarde, a Professora Rossana V. S. Silva participou de nova reunião com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que assumiu o cargo em maio passado. A repartição Diplomática do Brasil junto a OEA julgou importante que a Diretora Executiva do GCUB apresentasse os dados do Programa aos novos quadros da Organização, por esse motivo, destacou dois representantes  para acompanharem a Professora durante a missão junto à OEA, o Excelentíssimo senhor Embaixador José Luiz Machado e Costa e o senhor Secretário Erwin Epiphanio, com o intuito também de dar continuidade às negociações do novo memorando de entendimento a ser assinado entre as duas Instituições no próximo ano.

 

Dia 1º de dezembro, foi realizado um almoço de trabalho com a Dra. Karen Gladbach (Gerente, Capacitação e Bolsas/ Sistemas e Serviços de Saúde  - OPAS/OMS e a Dra. Nelly Gochicoa (Coordenadora de Cooperação para a América Latina – DDHE/OEA). Um dos temas abordados durante o almoço foi a grande conquista do Programa que, nesta Edição do PAEC-OEA/GCUB poderá ofertar vagas na área de Ciências da Saúde, o que ampliou bastante o interesse dos candidatos e tornou o Programa ainda mais abrangente.

 

No dia 2 de dezembro, a Professora Rossana V. S. Silva, visitou a Virginia International University. Durante a visita, foi assinado um Acordo de Cooperação entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Virginia International University (VIU), tornando a Universidade Americana a mais recente parceira internacional do GCUB. Assinaram o Acordo o Presidente da VIU, Dr. Isa Sarac e a representante do GCUB em missão, a Professora Rossana Valéria de Souza e Silva.

Título Início Término
Universidad 2016 - Havana, Cuba 2/15/2016 12:00:00 AM 2/19/2016 12:00:00 AM
Clique para apresentar os detalhes

Universidad 2016 10mo Congreso Internacional de Educación Superior - Havana, Cuba


Participação no evento: “Universidad 2016 10mo Congreso Internacional de Educación Superior Havana, Cuba”, a Diretora Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), Professora Rossana Valéria de Souza e Silva, encontra-se na cidade de Havana, em Cuba para participar do evento supracitado, bem como, de reunião com a Vice-ministra da Educação Superior de Cuba a Dra. Aurora Fernandez Gonzalez que aconteceu ontem, dia 17 de fevereiro de 2016, às 15h (horário local).

 

Título Início Término
III Reunião da Comissão Binacional Brasil-México, Cidade do México, México 2/22/2016 12:00:00 AM 2/23/2016 12:00:00 AM
Clique para apresentar os detalhes

III Reunião da Comissão Binacional Brasil-México, Cidade do México, México


No âmbito do estreitamento das relações entre os dois países, ocorrerá entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, a III Reunião da Comissão Binacional Brasil-México, na Cidade do México, México. Representando o GCUB irão a Presidente do Grupo, Reitora Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN) e a Diretora Executiva, Professora Doutora Rossana Valéria de Souza e Silva.

 

Nessa reunião, que terá a presença de autoridades máximas dos dois Estados, serão assinados vários acordos.

 

A parceria com a ANUIES será retomada, o que permitirá nova edição do Programa de Intercâmbio Estudantil entre o Brasil e o México (BRAMEX) já no 2º semestre de 2016. Este programa consiste num intercâmbio de estudantes de graduação durante um semestre no México (caso de estudante brasileiro) e no Brasil (caso de estudante mexicano). As universidades receptoras ficam responsáveis pela alimentação e alojamento desses estudantes durante o período da mobilidade.

 

O GCUB assinará ainda acordos de cooperação com as seguintes instituições de ensino superior:

  1. Universidade de Veracruzana
  2. Universidade de Chihuahua
  3. Universidade de Ciudad Juarez
  4. Instituto Politécnico Nacional

Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB - Universidade de Brasília - PMU - Pavilhão Multiuso 1,
Bloco C, Sala CT 04/1, Asa Norte, Caixa Postal 2393 Cep: 70 842-970 - Brasília/DF – Brasil
Telefone: + 55 (61) 3321 2330
2017 © Copyright by L.S.F. Olavo